NORMAS

SINALéTICA

EN 12899-1

SINAIS DE TRÂNSITO VERTICAIS FIXOS

Esta norma é composta por cinco partes e é projetada para uso por autoridades rodoviárias e promotores privados na sua aquisição de sinais para a colocação em vias públicas e rodovias, bem como em terrenos privados.

Parte 1: Sinais fixos
A parte 1 especifica os requisitos para conjuntos de sinais completos, placas de sinalização, folhas refletoras, sinais e suportes luminosos.

Parte 2: Postes de trânsito luminosos
A parte 2 especifica os requisitos de desempenho e métodos de ensaio para postes de trânsito luminosos no que diz respeito aos seus componentes estruturais, bem como a sua cor, propriedades refletoras, propriedades luminosas e de envelhecimento.

Parte 3: Postes delimitadores e refletores
A parte 3 especifica os requisitos de desempenho e métodos de ensaio para postes delimitadores e refletores em relação aos seus componentes estruturais, bem como a sua cor, propriedades refletoras e propriedades de envelhecimento.

Parte 4: Controlo de produção em fábrica
A parte 4 descreve os requisitos para controlo de produção em fábrica para os produtos descritos nas partes 1, 2 e 3, que controlam a produção e os produtos certificados no âmbito desta norma.

Parte 5: Testes iniciais
A parte 5 descreve os requisitos para testes iniciais dos produtos descritos nas partes 1, 2 e 3, que serão realizadas para determinar o desempenho de amostras de produtos representativa do tipo de produto.